quarta-feira, 28 de maio de 2014

Patti Smith: Advice to the Young


De todos os os conselhos que essa geração poderia receber e de todas as pessoas que poderiam dar esses conselhos acho que essa foi a escolha mais acertada. Patti Smith é um símbolo do momento em que as coisas começaram a mudar e de como aproveitar esse momento e deixar transbordar o que você realmente é.

A entrevista em questão aconteceu no Museu de Arte Moderna de Lousiania durante o festival local de literatura. Acho que as centenas de jovens na plateia tiveram uma emoção semelhante a minha quando assisti pela primeira vez, uma sensação de luz no fim do túnel, ou de ajuda com algo que nunca foi testado antes. Um dos breves momentos onde alguém fala "coisa com coisa" e consegue te dar uma mínima orientação.

Tentei transcrever o texto para que pudesse chegar a mais pessoas, então perdoem os erros e tenham fé na boa ação.

Um escritor ou qualquer outro artista não pode esperar ser acolhido pelo público. Sabe, eu gravei álbuns e pareceu que ninguém os ouviu. Você escreve livros de poesia que talvez, cinquenta pessoas leem e você simplesmente continua fazendo o seu trabalho porque você tem que fazer, porque é o seu chamado. Mas é bonito ser acolhido pelo público. Algumas pessoas me dizem, sabe como é, "Você não acha que alguns tipos de sucesso estragam o cara como artista? Ou... Se você é punk rock você não quer ter um hit?" E eu respondo, sei lá, eu respondo: "Foda-se". É como se eles só fizessem seu trabalho por causa das pessoas e quanto mais pessoas você alcançasse mais maravilhoso fosse. Você não faz seu trabalho e aí pensa "nossa, eu só quero que gente 'cool' leia isso". Você sabe que você quer que todos sejam transportados ou de repente inspirados por isso.

Quando eu era muito nova William Burroughs me disse - eu estava me esforçando muito e a gente nunca tinha dinheiro - e o conselho que William me deu foi construa um bom nome e o mantenha limpo. Não faça compromissos. Não se preocupe em fazer um monte de dinheiro ou em ser famosa. Se preocupe em fazer um bom trabalho, fazer as escolhas certas e proteger os eu trabalho. E se você construir um bom nome, eventualmente você sabe que esse nome vai ter seu próprio valor. Eu me lembro que quando ele me falou isso eu disse "Ok, mas William, meu nome é Smith*, você sabe..." (só brincando!).

Ser um artista, na verdade ser humano, nos tempos de hoje é muito difícil. Você tem que passar pela vida desejando, tentando se manter saudável, sendo tão feliz quanto poderia e fazendo que você quer fazer. Se o que você quer é ter filhos, se o que você quer é ser camelô... Se o que você quiser for viver na floresta ou tentar salvar o meio ambiente... Ou talvez o que você queira seja escrever roteiros de programas de Detetive. Isso não importa, sabe? O que importa é saber o que você quer, persistir e entender que vai ser difícil. Porque a vida é muito difícil. Você vai perder as pessoas que ama, você vai sofrer de coração partido, ás vezes você vai adoecer, ás vezes você vai ter uma dor de dente de matar. Às vezes você vai sentir fome, mas por outro lado, você vai ter as mais bonitas experiências. 

Às vezes somente o céu, às vezes uma parte da sua obra que você realiza e parece tão maravilhoso. Ou você vai encontrar alguém para amar., ou os seus filhos... Existem coisas lindas na vida, então quando você está sofrendo isso é só parte do pacote. Observe: A gente nasce e a gente também tem que morrer. A gente sabe disso. Então faz sentido que a gente vá ser muito feliz e que as coisas também vão dar muito errado. Apenas siga isso, é como uma montanha-russa, nunca vai ser perfeito. Vão existir momentos perfeitos e momentos árduos, mas todos valem a pena. Acredite em mim, eu acho que é por aí.

Sabe, tenho certeza de que cada geração vai dizer que o seu tempo foi o melhor e o pior de todos. Mas eu acho que agora nós estamos vivendo algo diferente, algo nunca visto. É um tempo pioneiro porque não teve outro momento na história como agora. E é isso que faz dele único, não porque temos artistas renascentistas, mas é único porque é um tempo onde a tecnologia de fato democratizou a liberdade de expressão. Ao invés de um punhado de pessoas fazendo suas próprias gravações ou escrevendo suas próprias canções, todos podem escrevê-las. Qualquer um pode postar um poema na internet e ter pessoas para lê-lo. Todos têm acesso e contato com coisas que nunca tiveram anteriormente. Há possibilidades para uma greve mundial, há possibilidades de derrubar corporações e governos que pensam que comandam o mundo, porque nós podemos unir as pessoas através da tecnologia. 

Nós ainda estamos entendendo isso e descobrindo qual é o poder que temos, mas ainda assim as pessoas tem mais poder que nunca. Eu acredito que que atualmente nós estamos passando por um tipo de adolescência dolorosa. De novo, o que faremos com essa tecnologia? O que é que vamos fazer com o nosso mundo? Quem somos nós? Mas isso também é excitante. Você sabe, todos os jovens, atualmente as novas gerações, eles são pioneiros nesse novo tempo. Então, eu digo: Se mantenha firme, tente se divertir, mas se mantenha limpo, se mantenha saudável porque vocês sabem que tem um monte de desafios pela frente. E sejam felizes.

*Smith é um sobrenome comum nos Estados Unidos, como Silva.

Assista aqui ao vídeo original:

domingo, 25 de maio de 2014

Memória cheia


Sigo lendo meu livro como o programado para a noite. De repente as letras se desfazem, quando me dou conta estou no meio da página e tudo que fiz foi pensar em você até chegar ali. Volto a o início. Me concentro nas duas ou três primeiras linhas, mas lá vem você de novo na minha cabeça. É uma luta quase interminável. Queria saber como leem os apaixonados, quando estudam, que gosto tem a comida que comem e qual a lição que tiram dos filmes que assistem. Na memória foi tudo substituído por lembranças suas. E quando os versos se assemelham ao sentimento é hora de converter em mensagem para ti. Vontade de ligar, ler em voz alta o trecho do livro que trouxe você à memória, aliás o trecho de você que trouxe memória ao livro. Não ligo, mas checo o celular em busca de notícias suas, na ausência tento voltar a leitura e lá se vai a atenção novamente, de novo em três linhas depois. Me forço ao apego as letras e ao esquecimento da tua imagem. Tudo em vão. Recorro as canções, aos amigos, aos sites de entretenimento, sem você tudo igual em falta de gosto, ou afeição. Parto para a escrita, uma torrente de palavras inúteis que só dão conta de dizer o que minha mente já extrapola. Quais são os riscos contidos numa mensagem de amor? 

Par de Tapas que Doeu em Mim

Nem acredito que esse dia chegou! 

Desde o lançamento do álbum solo do atá Aeroplano, em 2012 que eu esperava o lançamento desse clipe em especial. Par de Tapas que Doeu em Mim é uma verdadeira epopeia, muita confusão ao longo de dez minutos sob o plano de fundo da Rua Augusta. 

A espera valeu a pena, o vídeo com direção de Eliani Scardovelli e participação de Julia Valiengo (Trupe Chá de Boldo) ficou incrível. É muito tiro, porrada e bomba pra um casal só, check it out!