quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O mistério da memória



Passei esses últimos dias questionando o poder da memória e como elas influenciam nosso presente. O que mais me incomodava era como nosso poderoso cérebro decidia o que era ou não importante, o que era ou não inapagável. Pesquisei, li algumas coisas, googlei outras, cheguei a algumas explicações. 

Nos últimos anos, pesquisadores rastrearam nossa memória até os níveis estrutural e molecular. Eles descobriram que as memórias são armazenadas ao longo de estruturas cerebrais em muitas as conexões entre os neurônios.
Esse armazenamento pode ocorrer de duas maneiras. Memórias de curto prazo são processadas na parte frontal do cérebro em uma região altamente desenvolvida, chamada lóbulo pré-frontal. Então, a memória de curto prazo é convertida em memória de longo prazo no hipocampo, uma área mais profunda do cérebro. O hipocampo ajuda a solidificar o padrão de conexões que formam uma memória, mas a memória em si depende da solidez das conexões entre as células cerebrais individuais.

Mas acho que nada disso importa muito afinal.

Poderia dizer aqui que quem manda nisso tudo é o coração - até combinaria com a proposta do blog - mas também seria uma mentira de mim para eu. A verdade (pelo menos na minha cabeça) é que as coisas na nossa memória funcionam de um jeito tão diferente, quase um mundo paralelo, uma versão mexicana do que acontece na vida real e as 'novelas' que a gente dá audiência vão ficando, outras mesmo que depois de alguma insistência acabam indo embora. Deve ser por isso que dá mesmo pra se apaixonar por essas histórias que nossa mente nos conta.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Moonrise Kingdom Script


Wes Anderson aproveita, enquanto seu novo filme não vem ele ainda tem para ainda revelar surpresinhas de um dos meus filmes favoritos, Moonrise Kingdom.

O site Moonrise Kingdom Script traz os primeiros rascunhos do filme, ideal para quem se apaixonou perdidamente pela história de amor de Sam e Suzy. Roteiro, desenhos e tantos detalhes tão cuidadosamente colocados que só faz confirmar quão genial é o filme.









sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Parabéns Tom!


Ah, o maestro Tom Jobim, de fala mansa meio rouca de talento ímpar, sensibilidade paradisíaca, ah...
Hoje, se vivo Antônio Brasileiro completaria 86 anos de graça e verão. Nesse dia mais que especial a homenagem vem de alguém que a gente também admira demais.
Olha só a história da Karina Buhr com o Tom.




"Show de Tom Jobim no Teatro Guararapes, 1991!

Ficamos eu, Cacá e Bebel, direto do colégio, das 14h às 21h, escondidas lá no alto, na maquinaria das cortinas do teatro, pq a gente não tinha grana pro ingresso. 
Banho tcheco no banheiro cheio de senhoritas finas (o ingresso era bem caro) e assistimos o show mais lindo, com ele deuso maravilhoso, com seu copo-balde de uísque, sussurrando rouco em cima do piano. 
Depois fomos pro autógrafo, na caixa do biscoito que a gente ficou comendo de almoço, espremidas, mal dando pra se mexer e falando muito baixo pra ninguém ouvir, lá em cima. 
Contamos pra ele a história e ouvimos dele um "eu queria ter a coragem de vocês", que deixou a gente derretidinha mais ainda rs. 
Tá vivinho esse momento aqui na cachola. "O tempo não é linear", ouvimos de Lina Bo. Faxinar a casa é uma coisa muito boa pro coração, pode ser a moral do meu dia de hoje."

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quando o galo cantou



"Quando o galo cantou eu ainda estava agarrado ao seu pé e à sua mão. Uma unha na nuca, você já maluca de tanta alegria do corpo, da alma e do espírito são. Eu pensava que nós não nos desgrudaríamos mais o que fiz pra merecer essa paz que o sexo traz? O relógio parou, mas o sol penetrou entre os pelos brasis que definem sua perna e a nossa vida eterna, você se consterna e diz "não, não se pode, ninguém, pode ser tão feliz". Eu queria parar nesse instante de nunca parar, nós instituímos esse lugar, nada virá. Deixa esse ponto brilhar no atlântico sul, todo azul, deixa essa cântico entrar no sol, no céu nu, deixa o pagode romântico soar, deixa o tempo seguir, mas quedemos aqui, deixa o galo cantar..."

Quando o Galo Cantou by Caetano Veloso on Grooveshark

Terceira música maravilhosa do Abraçaço (novo do Caetano) que posto aqui. Confirmação de que o álbum é puro amor.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cores e fotos

Estou apaixonada pelo trabalho da fotografa Alexandra Valenti. As imagens são dessas que ficam na memória mesmo muito tempo depois. Inspiradas na natureza as fotos além de lindas naturalmente ainda ganham um toque a mais com cores e desenhos lúdicos inspirados na atmosfera do sonho. Sua técnica de pintura sobre algumas de suas fotos só aumenta suas disciplinas já deslumbrante, a criação de uma forma mais lúdica, a imagem de sonho.






domingo, 20 de janeiro de 2013

Calendário!

O site My Owl Barn é uma fofura e já deve ser conhecido dos maníacos por corujas de todo o mundo. A novidade da vez é o projeto para começar bem 2013 que o site bolou.

A ideia é bem simples, o site montou uma série de ilustrações corujas prontinhas para virar Calendários! Pra ter o seu é bem simples, basta visitar o link [http://www.myowlbarn.com/p/owl-lover-2013-calendar.html], combinar figuras e os meses do ano e tcharan! Compromissos, viagens e datas especiais estarão a um passo de serem organizadas.

Já fiz o meu e vou tratar logo de imprimir. Faça o seu também!








"Paradise, sunshine, guitars"

por Verônica Fantoni



Escrevo pra dizer que você tinha razão, sempre teve e sempre terá. O amor é mesmo essa coisa que cresce pra todos os lados, sem beira, sem limite, sem fronteira. O amor não tem bainha, não tem aresta, não tem pausa pro café. O amor não manda recado, não chega na hora e nem liga avisando que está atrasado. O amor não está na vitrine, nem na prateleira, nem na geladeira. O amor quando não encontra espaço, acaba arrancando um pedaço. O amor não dá em árvore, não chove da nuvem, não nasce com o sol e nem cresce do chão. O amor não chega embrulhado pra presente e nem sempre deixa a gente contente. O amor é poema sem lema, ele mesmo é o tema: oceano onde eu remo e você rema. O amor é a alma batendo palma, pedindo calma. O amor é uma miragem, uma viagem, um redemoinho no caminho, na cadência e com paciência. O amor é quente e aquece a gente. O amor é música pra seguir mais um passo, sem perder o compasso. O amor é melodia que você assovia e arranha no violão. O amor é outono, inverno, primavera e verão. O amor é canção do destino e eu, em desatino, desafino. O amor é coração aberto, mas o coração nem sempre é esperto. O amor é um sorriso sem juízo do paraíso. O amor é tudo isso ou nada disso. Você escolhe, recolhe, acolhe esse amor que cresce que nem a pele e você não digere até que ele se revele, você tome mais um gole e ele te assole. E se um dia o amor brotar, a gente ainda pode regar. Se o amor acontecer, ele pode crescer. Se o amor tocar, a gente pode dançar. Pra guardar na memória essa história de luz solar que fez e faz a gente brilhar. Sometimes an open heart is a broken heart. Paradise, sunshine, guitars.

publicado originalmente em.
* Esse texto foi encontrado num lugar maravilhoso e encantador chamado Confeitaria, clique, clique, clique. 

Teus ombros


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

200 Chamegos e uma promessa

Chegando a impressionante e mais que feliz marca de 200 postagens nesse blog. Impressionante porque eu sou das mais relapsas e nunca cheguei tão longe com um blog, feliz por motivos óbvios de superação (?).

Quando me perguntam o que eu faço da vida ainda não dá pra responder que eu vivo de chamego, mas sem dúvidas esse espaço está entre um dos meus hobbies favoritos. Escrever sobre amor, dar dicas de projetos legais que contribuem para um dia mais criativo nem sempre é uma tarefa fácil - olha aí os buracos nas postagens - mas é sem dúvida um exercício de estímulo constante.

O melhor disso tudo é que todas as postagens aqui lançadas foram pensadas unica e exclusivamente no seu próprio valor, nunca consegui postar muito 'o que agrada ao público' e pela dureza da minha carteira pode-se perceber que patrocínio aqui passou longe. Sendo assim, meu único compromisso é comigo mesmo  ou com as coisas bonitas que estão esparramadas aos montes internet afora. E vai continuar meio assim, é uma meia promessa.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Procura-se

Nesse mundo de tanta gente e tantos gostos precisamos as vezes dar um jeitinho de procurar aquele que nos completa nas nossas manias favoritas. 

Pensando a respeito, a designer Thaís Aragão traduziu esse sentimento de forma muito bacana. O tumblr "Procura-se um amor que goste de" resume em ilustrações uma série de possibilidades de gostos em comum.

Um amor que goste de cerveja, café, viajar, Raça Negra, tem para todos os tipos. Olha só:






segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Férias!

Com F de fui. O blog vai ficar meio paradinho por uns dias, afinal é Janeiro! Sol, praia, livros e muito chamego no coração.



Eu te dedico

Prezo mais pela dedicatória do que pelo livro em si. Principalmente nos dias atuais onde as pessoas nunca sabem o que dizer...

Por essas e outra sé que esse tumblr é um dos melhores que já indiquei aqui. "Eu te Dedico" é uma página voltada exclusivamente para dedicatórias com motivo, razão e circunstância e , é claro, textos lindos e cheios de afeto...

... Como esse aqui que segue como amostra, tão delicado e íntimo que me lembrou uma canção dos Hermanos, "do nosso amor a gente é quem sabe...". Para mais dedicatórias, clique aqui.




“Ruivinha, 
Desde que te conheci você me parece uma personagem de literatura: bonita, profunda, encantadora, misteriosa e envolvente. Deve ter  mencionado que você parecia uma russa: branquinha, olhos claros e uma certa tristeza escondida e, é claro, os cabelos ruivos! Pois fui procurar e sabia que tinha alguma Sônia, que é uma personagem deste livro. 

O livro é meio grosso, mas isto não é casual: espero que ele te ocupe por 6 meses… rs.

E que te cause uma boa impressão, a mesma que dois olhos azuis me causaram em um corredor escuro da R. Dona Alexandrina numa noite de Setembro.

Bjo, Feliz Natal,
Dri
14/12/10”

domingo, 6 de janeiro de 2013

Todavia


Mario Benedetti


Não creio, todavia,
Você está chegando a meu lado,
E a noite é um punhado
De estrelas e de alegria.

Apalpo, sinto o gosto,
Vejo seu rosto, seu passo largo,
Suas mãos e, no entanto,
Ainda não creio, todavia.

Seu regresso tem tanto
Que ver com você e comigo
Que por sorte lhe digo
E canto,
Ninguém pode substituí-lo
E as coisas mais triviais,
Se tornam fundamentais,
Porque você está chegando.

No entanto, todavia,
Chego a duvidar de minha sorte,
Porque tê-lo junto a mim
Às vezes me parece fantasia.

Mas você vem,
Com certeza,
E vem com seu olhar
E por isso sua chegada
Torna mágico o futuro.

E ainda que nem sempre
Eu tenha entendido
Minhas culpas e fracassos
Sei, para compensar,
Que, em seus braços,
O mundo tem sentido.

E se beijo a ousadia
E o mistério dos seus lábios,
Não há dúvida
De que o amarei mais
A cada dia,
Todavia.

(Tradução livre – Eduardo Andrade)

sábado, 5 de janeiro de 2013

Prova de Carinho


"Quanta serenata eu tive que perder 
pois meu cavaquinho já não pode mais gemer 
quanto sacrifício eu tive que fazer, 
para dar a ela a prova do meu bem querer".


Já faz um tempo o Lucas Túlio enviou esse desenho lindo especialmente aqui pra gente do Viver de Chamego. Desenho lindo de uma canção mais linda ainda e isso tudo com o mimo de ser exclusivo! A prova de carinho do Lucas foi guardada com todo o coração. Mande a de vocês também!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Quero ser justo

"Disse que vinha e veio, lá do Norte, o mar nos olhos; Era noite sem vento e eu nem cri na minha sorte. Houve curiosidade, um calmo susto, alguma palidez por trás do ouro do seu rosto. Quero ser justo, mesmo que não pudéssemos manter a lua cheia acesa, ou não, ainda, nem no seu, nem no meu coração. Eu vi você, uma das coisas mais lindas da natureza e da civilização".


Quero Ser Justo by Caetano Veloso on Grooveshark

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Olha no meu olho

Ano novo, novas energias, nova etapa. Pra gente continuar nessa onda de bons sentimentos, bons desejos aí vai um dos vídeos mais bacanas que já vi.

Olha no meu olho é uma produção da Vesh e conta com a participação de uma galera famosa nas redes sociais pra passar uma mensagem muito bacana.

The year of love


Nesse 2013 tudo o que a gente quer é amor. ♥